07/11/2023 as 10:04
CONGRESSOO evento tem o objetivo de reunir grandes mestres, pesquisadores e praticantes de diversos grupos que levam esta arte para todas as partes do mundo.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Aracaju vai sediar, entre os dia 9 e 12 deste mês, o 10º Congresso Internacional de Capoeira. Realizado pela Associação Brasileira de Professores de Capoeira (ABPC), o evento tem o objetivo de reunir grandes mestres, pesquisadores e praticantes de diversos grupos que levam esta arte para todas as partes do mundo.
Na oportunidade, será realizada a XXXI Reunião Anual da ABPC, além de palestras, competição de capoeira, homenagens, corrida e oficinas de samba de roda, capoeira e maracatu, feira de livros, exposição de instrumentos e apresentações artísticas. De acordo com o professor doutor Luiz Carlos Tavares, o Mestre Lucas, do grupo sergipano Os Molas, o congresso é de grande importância para manter viva a história da capoeira.
“Por um lado, é necessário que os capoeiristas mais jovens conheçam a luta da capoeira em torno da cultura negra e participem das rodas de conversa em torno da valorização da capoeira diante do atual contexto político-social mundial. Por outro lado, trata-se de um grande encontro de mestres e amigos que propagam a capoeira em todos os cantos do Brasil e fora do país. É um momento para troca de experiências e atualização dos debates. Para Sergipe, o fato de sediar um evento desse porte mostra o prestígio do cenário local, já que temos realizado aqui pesquisas importantes na área e publicado diversos livros sobre capoeira”, explica Mestre Lucas.