03/07/2025 as 08:40
DESTAQUE NACIONALSegundo a Veja, Márcio ocupou espaços diplomáticos e conduziu debates, inclusive sobre racismo, sexismo e justiça fiscal.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A missão oficial que o ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, liderou na 4ª Conferência Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento, da ONU, foi considerada estratégica para o governo Lula. A informação é da revista Veja.
Segundo a publicação, uma das principais do Brasil, o ministro Márcio Macedo cumpriu bem a tarefa, no evento realizado em Sevilha, na Espanha: “reforçar o protagonismo do Brasil no Sul Global e cobrar dos países ricos maior responsabilidade sobre os custos da crise climática e social”. A conferência reuniu 15 mil pessoas de 150 países.
Ao criticar os trilhões gastos em armamentos enquanto faltam recursos para enfrentar a fome, o ministro apontou o paradoxo: "Como financiar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) se o mundo prefere tanques a sementes?"
Segundo a Veja, Márcio ocupou espaços diplomáticos e conduziu debates, inclusive sobre racismo, sexismo e justiça fiscal. Macêdo também participou de bilaterais com a ministra alemã Reem Alabali-Radovan, tratando da COP 30, e com a diplomata saudita Deemah AlYahya, sobre equidade de gênero e economia digital. A ideia, segundo ele, é transformar discurso em política pública: "Estamos alinhando o que fazemos no Brasil com o que o mundo espera"', afirmou ele à revista.