27/08/2025 as 17:04

VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS

Kitty Lima denuncia violência contra protetor em Itabaiana

Deputada exibiu um vídeo gravado por câmera de segurança que mostra o momento do atropelamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Kitty Lima denuncia violência contra protetor em ItabaianaJadilson Simões / Agência de Notícias Alese

Na Sessão Plenária desta terça-feira (26), a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) abordou temas diversos, entre eles o investimento na educação pública, a proteção dos animais em Porto da Folha e um grave caso de violência contra um protetor de animais em Itabaiana. A parlamentar ressaltou a importância da educação como instrumento de transformação social, detalhou ações para combater ataques de animais na zona rural e cobrou providências diante do atropelamento de um protetor de animais.

Investimentos históricos na educação pública

Kitty Lima iniciou sua fala destacando o recente investimento do governo do estado na modernização do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, no bairro 18 do Forte, em Aracaju. Com um aporte superior a R$ 5,3 milhões, a escola recebeu melhorias nas salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências, matemática e informática, além de infraestrutura esportiva completa, incluindo quadra poliesportiva, quadra de areia, vestiários e arquibancada. Tudo 100% climatizado graças ao programa “Sinta o Clima”.

“São mais de 78 obras em educação em apenas 33 meses, com investimentos que somam mais de R$ 179 milhões em reformas e construção de espaços poliesportivos. Isso é a prova de que, quando se prioriza a educação, entregamos dignidade, pertencimento e oportunidades para nossas crianças e jovens”, afirmou a deputada.

Ainda durante o evento de inauguração, o governo entregou kits de viagem para a segunda turma do programa “Sergipe no Mundo”, que enviará 50 estudantes para intercâmbio cultural e linguístico em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Irlanda e Austrália.

“Qual estudante sergipano não sonha com essa oportunidade? Cada um recebe equipamentos, apoio financeiro e até um celular novo, fruto de parceria com a Receita Federal, para garantir uma experiência segura e focada no aprendizado. Estamos diante de um ciclo virtuoso, com escolas renovadas, jovens preparados para o futuro e uma política de internacionalização da educação que rompe fronteiras”, destacou Kitty Lima.

Defesa e ações para proteção dos animais em Porto da Folha

A deputada também falou sobre a reunião recente com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e do colega deputado Chico do Correio (PT), para tratar dos ataques causados por matilhas de cães em Porto da Folha, que vêm causando a morte de vários animais, incluindo bezerros.

“Solicitei a realização de um censo e mapeamento dos ataques, com apoio dos agentes de endemias do município. Muitos desses animais têm tutores que precisam ser responsabilizados. Para os errantes, já iniciamos um plano em parceria com o protetor Elierson Hortêncio, que cedeu seu sítio para abrigar esses animais e garantir seu bem-estar”, explicou.

Kitty Lima reforçou que o município precisa cumprir a determinação judicial para a realização de castrações e controle populacional dos cães e que o mandato está acompanhando o processo de perto.

“Alô, Porto da Folha, contem comigo! Vamos dar continuidade e garantir a segurança dos animais e da população”, garantiu.

Violência contra protetor de animais em Itabaiana:

Um dos momentos mais emocionados da Sessão foi dedicado à denúncia do atropelamento de um idoso protetor de animais no bairro Santa Mônica, em Itabaiana. O homem, de 67 anos, foi atingido por um veículo enquanto alimentava animais de rua e está internado em estado grave no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

A deputada exibiu um vídeo gravado por câmera de segurança que mostra o momento do atropelamento e pediu apoio dos colegas parlamentares para dar visibilidade ao caso.

“Peço a oração de todos. Esse senhor dedica sua vida à proteção dos animais e merece nossa solidariedade e respeito. A polícia já identificou o autor, e vamos acompanhar para que a justiça seja feita”, afirmou Kitty.

A parlamentar criticou duramente o preconceito contra quem alimenta animais comunitários e destacou a importância da alimentação, castração e cuidados adequados.

“Quem reclama contra quem alimenta os animais está errado. Animais precisam ser alimentados para estar saudáveis, assim como nós. Mas isso deve caminhar junto com políticas de castração e identificação. Não podemos aceitar que pessoas de bom coração sejam ameaçadas ou violentadas”, disse.

Kitty Lima concluiu com um compromisso firme de acompanhar o caso e cobrar das autoridades a celeridade na investigação e punição.

“Essa casa precisa estar atenta para que essas cenas não se repitam. Mexa com quem cuida de animais para ver o que acontece! Não vou deixar esse caso esquecido”, finalizou.