15/11/2025 as 10:49

LUCIANO BISPO

“Itabaiana será sempre estratégica em qualquer eleição em nível de estado”

Luciano Bispo (PSD) reafirma seu compromisso com Itabaiana e a região, destacando conquistas como a modernização do hospital de Itabaiana e a futura construção da sede do corpo de bombeiros.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por Mayusane Matsunae

Pré-candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) reafirma seu compromisso com Itabaiana e a região, destacando conquistas como a modernização do hospital de Itabaiana e a futura construção da sede do corpo de bombeiros. Ex-prefeito por quatro mandatos e presidente da Assembleia Legislativa por oito anos consecutivos Bispo avalia de forma positiva a gestão do governador Fábio Mitidieri e defende a reeleição do correligionário em 2026. Na entrevista ao Jornal da Cidade, o parlamentar também critica o extremismo político no país e revela que sua principal base eleitoral continua sendo Itabaiana, um dos maiores colégios eleitorais de sergipe. Confira o conteúdo completo a seguir:

JORNAL DA CIDADE - Deputado, o senhor está em seu atual mandato na Assembleia Legislativa. Como avalia sua atuação até aqui? Quais os principais projetos e iniciativas que o senhor destacaria?
LUCIANO BISPO – Nossa atuação enquanto parlamentar avalio de forma bastante positiva. Nosso gabinete é aberto para receber as mais diversas representações da sociedade sergipana e buscar direcionar a resolução dos problemas e atender aos seus anseios. Recentemente, a Casa aprovou um projeto de nossa autoria que trata sobre a Neuromielite Óptica. A iniciativa visa dar mais visibilidade à doença e aos pacientes que a enfrentam. Uma luta nossa no município de Itabaiana é a construção da sede própria do Corpo de Bombeiros, cujo terreno foi doado pelo empresário Edson Passos. Estamos trabalhando também para a construção de um teatro no município; inclusive, já apresentamos esta indicação ao governador e já temos a garantia de um terreno por parte de um empresário itabaianense. Outras proposituras, de igual modo, também são importantes e têm por objetivo melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

JC – O senhor já presidiu a Assembleia Legislativa de Sergipe. Como essa experiência influencia sua forma de atuar como parlamentar hoje?
LB – Ter ocupado a presidência da Alese é motivo de orgulho para mim enquanto homem público. Esta é uma importante experiência para qualquer homem público. Com isso, criamos ainda mais amizade com a classe política e com as mais diversas instituições, o que facilita o nosso trabalho enquanto parlamentar. Durante nossa gestão à frente da Alese, fizemos algo fundamental, que foi a transformação e adequação dos servidores tanto da ativa quanto dos aposentados. Foi um pleito do próprio sindicato dos servidores, no qual assumimos um compromisso com eles e cumprimos.

JC – Quais as principais demandas de Itabaiana e região que o senhor tem levado para a Assembleia? Como tem conseguido viabilizar recursos e políticas públicas para sua base eleitoral?
LB – Como filho de Itabaiana, temos buscado viabilizar importantes investimentos para as mais diversas áreas e, para isso, contamos com o apoio da bancada federal. O Hospital de Itabaiana é exemplo disso. Através do Governo do Estado, em parceria com os senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira, além da deputada federal Katarina Feitoza e este deputado, que tem disponibilizado emendas, a unidade está passando por uma importante reforma e ampliação, com a instalação do primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado — uma luta nossa junto ao senador Laércio, que está disponibilizando recursos que devem chegar em torno de R$ 15 milhões entre colocação do aparelho de ressonância e equipamentos hospitalares, assim como o senador Alessandro disponibilizou uma emenda no valor de R$ 5 milhões para a reforma e modernização do hospital. A unidade está recebendo um novo tomógrafo e, em breve, contará com serviços de endoscopia e colonoscopia. Recentemente, o governo entregou o novo Centro de Especialidades.

JC – Na sua avaliação, qual o papel da Assembleia Legislativa no atual momento político de Sergipe? A Casa tem conseguido exercer adequadamente as funções de fiscalização e proposição?
LB – A Assembleia Legislativa exerce um papel fundamental na governabilidade do estado, e os deputados, tanto de situação como de oposição, exercem seu papel como fiscalizadores, mas, acima de tudo, têm o compromisso de garantir que o Governo do Estado execute as grandes obras estruturantes e ações que venham melhorar a vida do povo sergipano. A Alese, através dos seus pares, tem uma participação importante nas ações de governo, até porque é papel dos deputados fiscalizar e propor, e muitas realizações são frutos de propostas que nascem na Alese e que o Governo do Estado atende prontamente, beneficiando o povo sergipano. 

JC – Sua trajetória passa pela prefeitura de Itabaiana e pela presidência da Assembleia. Como essas experiências no Executivo e no Legislativo complementam sua atuação política?
LB – São experiências importantes na minha trajetória política os quatro mandatos de prefeito de Itabaiana e os quatro de deputado estadual. Com o apoio do então governador Jackson Barreto e dos meus pares, cheguei à presidência da Casa em fevereiro de 2015, permanecendo oito anos consecutivos — um feito inédito na história política de Sergipe. A boa relação de amizade e respeito com as mais diversas instituições facilita nossas ações na vida pública.

JC – Como o senhor avalia o atual Governo do Estado? Quais os acertos e quais os pontos que merecem maior atenção?
LB – A gestão Fábio Mitidieri avalio de forma bastante positiva, com avanços significativos em todas as áreas. Fábio tem um projeto de governo com ações que darão frutos não apenas a curto prazo, mas também a longo prazo, que poderão ser colocadas em prática pelos próximos governos. A questão do abastecimento de água é um ponto que ainda precisa melhorar, e o governador não tem medido esforços para resolver o problema.

JC – Sergipe, assim como o país de uma forma geral, tem vivido momentos de polarização política. Na sua visão, como construir pontes e diálogos necessários para o desenvolvimento do estado?
LB – É muito preocupante o extremismo político que atravessa o país na atualidade. Não sou adepto a esse tipo de radicalismo, pois ele não traz a resolutividade dos verdadeiros problemas da sociedade. Em Sergipe há polarização, como sempre houve, mas, apesar das divergências políticas, a situação conta com uma bancada expressiva, o que traz tranquilidade à governabilidade. O reflexo disso são os grandes avanços que Sergipe vem alcançando em todas as áreas.

JC – O PSD tem se consolidado como força política importante em Sergipe. Qual o projeto do partido para o estado?
LB – O PSD é um partido consolidado em Sergipe nesta última década. O projeto principal é a reeleição do governador Fábio Mitidieri, para dar sequência ao seu trabalho em prol do desenvolvimento do nosso estado.

JC – Qual a sua opinião sobre o caminho que o PSD vem trilhando para as eleições do próximo ano? Quem deve ocupar a cadeira de pré-candidato a vice? Por quê?
LB – O comandante do processo eleitoral na base de situação é o governador Fábio Mitidieri, e o caminho que vem sendo trilhado pelo PSD conta com um grande leque de alianças que vêm sendo coordenadas por ele, para fazermos uma chapa forte para o Executivo e para as demais cadeiras do Legislativo: Senado, Câmara Federal e Alese.

JC – O senhor pretende disputar a reeleição para Assembleia ou possui outras aspirações políticas?
LB – Já pensei no passado e até expressei o desejo de concorrer ao Senado, mas a minha pretensão é, mais uma vez, disputar a reeleição. Sou pré-candidato a deputado estadual.

JC – Na sua avaliação, qual o cenário que se desenha para as eleições em Sergipe?
LB – Em relação às composições políticas, prefiro aguardar os acontecimentos, até porque muita coisa ainda pode ocorrer até as convenções. Possibilidades de composições partidárias em nível nacional poderão refletir diretamente em Sergipe.

JC – Itabaiana, como importante colégio eleitoral do estado, terá papel decisivo em 2026. Como o senhor vê a disputa na sua base?
LB – Itabaiana, como um dos maiores colégios eleitorais de Sergipe, será sempre estratégica em qualquer eleição em nível de Estado. Minha principal base política é Itabaiana; nela recebo expressivas votações que garantem a nossa eleição e a dos nossos candidatos ao longo destes anos de vida pública.

JC – Para finalizar, deputado: qual o legado que o senhor pretende deixar na política sergipana?
LB – O legado que deixarei na vida pública é o da sinceridade e do respeito ao povo que eu quero bem e que me quer bem. O início da minha trajetória política em Itabaiana, lá nos anos 80, foi marcado pela luta em prol da liberdade de expressão, por entender que não havia democracia com o povo oprimido por quem administrava à época. Minha família não tem raízes políticas, e minha chegada à vida pública, em 1982, passou por uma indicação do então vereador João Patola. Sinto-me realizado pelo que fiz e faço por Itabaiana e por Sergipe, e pelo que ainda tenho a contribuir.