20/07/2025 as 20:19

LUTO

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer

Cantora deixa um filho e uma neta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncerDivulgação

Faleceu neste domingo, 20, a cantora, apresentadora e empresária Preta Gil, aos 50 anos. A artista estava em tratamento contra um câncer no intestino nos Estados Unidos, mas não resistiu após complicações identificadas durante uma nova sessão de quimioterapia. Os médicos constataram que a doença havia avançado e se espalhado para outros órgãos.

Filha de Gilberto Gil, Preta nasceu no Rio de Janeiro em 1974 e construiu uma trajetória marcada pelo talento, irreverência e ativismo. Além da carreira musical, atuou como atriz e apresentadora, e foi uma das vozes mais influentes na defesa das causas negras, LGBTQIA+ e da valorização dos corpos fora do padrão. Ela se declarava mulher negra, gorda e bissexual, e fez dessas identidades bandeiras centrais de sua vida pública desde o início dos anos 2000.

Apaixonada pelo carnaval, fundou o Bloco da Preta, que se tornou um dos maiores do Brasil e arrastava multidões pelas ruas do Rio de Janeiro. Desde 2023, no entanto, ela se afastou dos palcos e do carnaval de rua por conta das complicações de saúde. O diagnóstico de câncer veio em janeiro daquele ano, durante a turnê que celebrava os 80 anos de Gilberto Gil. Após um primeiro tratamento bem-sucedido, a doença voltou com metástases meses depois.

Durante o processo de tratamento, a cantora também enfrentou o fim de seu casamento com Rodrigo Godoy.

Preta Gil deixa o filho, o músico Francisco Gil, e a neta Sol de Maria.